Diversos tipos de defeitos podem estar presentes em dutos, podendo estar associados ao processo de fabricação dos tubos, às práticas de construção, a danos de terceiros ou às condições de operação.
Enquanto alguns defeitos comprometem a operação segura dos dutos, outros não representam uma ameaça à integridade. As estratégias de gestão da integridade incluem a avaliação de defeitos e atividades de reparo.
A masterclass será ministrada por Sergio Limon, da Blade Energy, abordando os defeitos mais comuns encontrados em dutos. Os códigos de referência da indústria ASME B31.G, B31.8 e B31.4 serão discutidos e, ao longo da masterclass, também serão analisados estudos de caso
É apresentada uma visão geral dos mecanismos de geohazards em dutos e de algumas abordagens de avaliação e mitigação de riscos. O material do curso destacará práticas de projetos e publicações recentes.
A masterclass será ministrada por Moness Rizkalla, da VIA+, engenheiro profissional com 45 anos de experiência em gestão e liderança empresarial nos setores de energia e transporte. É um líder técnico amplamente publicado e reconhecido, com expertise em projeto de dutos, gerenciamento de projetos, planejamento de gestão de integridade, desenvolvimento de tecnologia, missões internacionais e participação em comitês da indústria. Entre suas publicações sobre gestão de geohazards em dutos, destacam-se a edição e coautoria de dois livros da ASME Publishing, em 2008 e 2019. Suas contribuições para a comunidade do setor incluem ter sido presidente de comitês técnicos do PRCI e presidente da Divisão de Sistemas de Dutos da ASME. Atualmente, suas áreas de atuação incluem o desenvolvimento de aplicações de IA/ML voltadas para a gestão de geohazards em dutos e a integração dos impactos das mudanças climáticas.
Importante: A masterclass será ministrada em inglês e não haverá tradução simultânea.