Palestrantes

  • Raphael Moura
    Raphael Moura

    ANP

  • João Paulo Gevásio
    João Paulo Gevásio

    Petrobras

  • Edmar Almeida
    Edmar Almeida

    UFRJ

  • Alexandre Glitz
    Alexandre Glitz

  • Mauro Chaves
    Mauro Chaves

    IEC

  • Sérgio Araújo
    Sérgio Araújo

    Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Combustível

  • Cristina Pinho
    Cristina Pinho

    Instituto Luísa Pinho Sartori

  • Luciano Franco
    Luciano Franco

    MCDERMOTT

  • Jose Vera
    Jose Vera

    DNV GL

  • Carlos Chaves
    Carlos Chaves

    Embraer

  • Zehbour Panossian
    Zehbour Panossian

    IPT/ABRACO

  • Carlos Alberto Palacios
    Carlos Alberto Palacios

    NACE Wet Gas

  • Afonso José Agra
    Afonso José Agra

    SERGAS

  • Carmen Migueles
    Carmen Migueles

    Symballein Consultoria

  • Cheolho Kang
    Cheolho Kang

    CM Technologies

  • George Vidor
    George Vidor

  • Osório Gonçalves
    Osório Gonçalves

    ROSEN

  • Daniel Ridelener
    Daniel Ridelener

    Transportadora de Gas del Norte S.A

  • Douglas Alves
    Douglas Alves

    Petrobras

  • Augusto Borella
    Augusto Borella

    Petrobras

  • Alexandre Seewald
    Alexandre Seewald

    Petrobras

  • Patrice Brès
    Patrice Brès

    Trapil

  • Marcelino Guedes
    Marcelino Guedes

    Petrobras

  • Pedro Leal Noce
    Pedro Leal Noce

    Raízen

  • Wong Loon
    Wong Loon

    NTS

  • Renata Santana
    Renata Santana

    Bahiagás

  • Patrick Smyth
    Patrick Smyth

    Canadian Energy Pipeline Association

  • Ana Lilia Pérez
    Ana Lilia Pérez

  • Vitor Hugo Pena
    Vitor Hugo Pena

    Naturgy Brasil

  • Claudio Makarovsky
    Claudio Makarovsky

    Siemens / ABESPETRO

  • Gustavo Robichez
    Gustavo Robichez

    ECOA PUC-Rio

  • Heinz Watzka
    Heinz Watzka

  • Marcelo Xavier
    Marcelo Xavier

    Subsea 7

Raphael Moura

Raphael Moura

Superintendente de Exploração

Empresa:

ANP

Superintendente de Exploração na ANP, sendo responsável por implementar a estratégia regulatória da Agência para as atividades de exploração de petróleo e gás natural no país. Está sob sua coordenação a fiscalização e o acompanhamento dos contratos de concessão e partilha de produção na fase de exploração, gerenciando todo o portfólio de blocos exploratórios no Brasil. Ingressou na ANP em 2005 e atuou, até 2013, na concepção do arcabouço regulatório de segurança operacional para a indústria do petróleo, na elaboração de regulamentos técnicos baseados em risco e na definição da estratégia regulatória da ANP para a fiscalização das atividades petrolíferas de E&P, liderando a construção da Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP. Antes de ingressar na ANP, trabalhou em diversos projetos de instalações marítimas civis e militares. Raphael é Ph.D. em Engenharia (especializado em Riscos, Incertezas e Fatores Humanos) pela Universidade de Liverpool e Mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield, ambas no Reino Unido. Possui ainda um MBA em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas-RJ e pós-graduação em Sistemas Offshore (MSO), pela UFRJ. É graduado em Engenharia de Produção e técnico em eletrotécnica, pelo CEFET-RJ.

João Paulo Gevásio

João Paulo Gevásio

Consultor

Empresa:

Petrobras

Engenheiro eletricista pelo CEFET-MG (2004), com pós-graduação em Engenharia de Dutos pela PUC-RJ (2008) e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ (2018). Consultor em Proteção Anticorrosiva com ênfase em Proteção Catódica na PETROBRAS, onde trabalha desde 2006 no setor de Engenharia de Dutos Terrestres. Principais atividades: projeto, assistência técnica, docência, pesquisa e desenvolvimento. Coordenador Técnico da Comissão de Proteção Catódica e da Comissão Especial de Mitigação de Interferências Elétricas da ABNT. Certificação NACE CP-3 (Cathodic Protection Technologist).

Edmar Almeida

Edmar Almeida

Professor

Empresa:

UFRJ

Edmar Almeida é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ) e membro do Grupo de Economia da Energia do IE-UFRJ. Prof. Edmar Almeida é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Grenoble, França (1999). Dedica-se desde 1993 ao ensino e pesquisa tendo como principais áreas de interesse: Organização Industrial e Dinâmica das Indústrias de Energia, Regulação e Políticas Energéticas, e Inovação de Desenvolvimento de Mercado de Energia. Prof. Edmar é autor e co-autor de vários livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos e profissionais, e frequentemente faz palestras em seminários e conferências nacionais e internacionais. Ademais das atividades acadêmicas, Prof. Edmar realizou estudos e assessorou várias instituições governamentais, empresas privadas e públicas, investidores internacionais e organizações multilaterais nos seguintes temas: planejamento e política energética, regulação e regimes fiscais, desenvolvimento de mercado energético, projeções de oferta e demanda de energia e integração energética regional.

Alexandre Glitz

Alexandre Glitz

Consultor

Empresa:

Trabalhou na PETROBRAS por mais de 35 anos, 25 dos quais na Refinaria do Paraná como Engº de Segurança, Gerente de Segurança Industrial e Coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) dos projetos de ampliação das unidades operacionais. Foi Gerente Corporativo de Segurança e Coordenador da implantação das Diretrizes Corporativas de SMS da PETROBRAS. Atualmente é Consultor em Gestão de Riscos e coordena os Encontros CCPS de Troca de Experiências em Segurança de Processo no Rio de Janeiro, em São Paulo e Salvador. Também coordena um Grupo de Benchmark SST em Curitiba e Reuniões da Comunidade de Riscos em Dutos em parceria com o IBP, ANP, Petrobras e Transpetro

Mauro Chaves

Mauro Chaves

Sócio

Empresa:

IEC

Engenheiro Civil, formado pela PUC-RJ em 1989. MBA em Gestão Comercial e de Vendas pela PUC-RJ. Sócio e Diretor Comercial da IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão Ltda. Diretor da ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão no biênio 2017/ 2018. Atual vice coordenador da comissão de transportes dutoviários do IBP. Responsável pela área de representações da IEC com atuação nas atividades de proteção catódica, monitoração de corrosão e integridade de dutos. Cursos em: corrosão, proteção catódica e monitoração de corrosão interna de equipamentos industriais. Representante da IEC junto a NACE/USA, com participação nos Congressos Internacionais de Corrosão daquela Associação nos últimos 22 anos.

Sérgio Araújo

Sérgio Araújo

CEO

Empresa:

Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Combustível

Sérgio Araújo foi nomeado CEO da ABICOM, Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Combustível, em outubro de 2017, trazendo 32 anos de experiência no mercado interno (local) de Produtos de Petróleo. Ele é um agente profissional e eficaz no assunto Fuel Supply Chain no país. Sérgio iniciou sua carreira como engenheiro químico na Dupont em 1978. Em 1985, ingressou na Lubrizol e, desde então, passou por diversos cargos, incluindo funções técnicas e gerenciais, além de liderança corporativa em diferentes áreas como: engenharia, transporte, abastecimento, comercialização, planejamento e importação, considerando o Mercado de Combustíveis de Petróleo e Combustíveis Alternativos. Atua como consultor e palestrante convidado em diferentes instituições de ensino e órgãos governamentais no assunto Petroleum Products Spply Chain. Na ABICOM, Sergio Araújo representa as empresas que importam combustíveis de petróleo para o mercado brasileiro nas discussões governamentais e órgãos privados sobre o estabelecimento e regulação da atividade no Brasil.

Cristina Pinho

Cristina Pinho

Presidente

Empresa:

Instituto Luísa Pinho Sartori

Engenheira Mecânica formada pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial na FGV e na Universidade de Columbia e também MBA Executivo na COPPEAD. Foi Gerente Executiva da Petrobras, tendo atuado por 31 anos em cargos relevantes nas áreas de: Serviços de E&P, Engenharia Submarina, Operação & Manutenção, Contratos de Serviços, tendo sido Presidente da Petrobras Logística. Atualmente, é Subsecretária de Óleo, Gás, Energia & Indústria do Estado do Rio de Janeiro e membro certificada pelo IBGC, além de Vice Coordenadora do Comitê de Diversidade de Gênero do IBP. E como Presidente do ILPS – Instituto Luísa Pinho Sartori, ONG dedicada à conservação ambiental, trabalha em parceria com universidades inspirando jovens biólogos, bem como atua em projetos de reflorestamento, com base em um sítio familiar.

Luciano Franco

Luciano Franco

Gerente

Empresa:

MCDERMOTT

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2002), Intercâmbio na Universidade Blaise Pacal (1999) na França, M.Sc. em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2004), MBA em Gestão de Projetos pela UFF e Certificação PMP. Tem experiência de mais de 17 anos na indústria de Óleo e Gás na área de SURF atuando em projeto de Engenharia Conceitual, FEED e engenharia detalhada de dutos e riser rígidos, equipamentos submarinho e engenharia de instalação submarina no Brasil e na Inglaterra. Atuou em vários projetos de engenharia submarina - EPCI e de embarcações PLSV. Atualmente é Gerente de Engenharia na MCDERMOTT sendo responsável por projetos na área de SURF e desenvolvimento do time de engenharia na região Brasil.

Jose Vera

Jose Vera

Engenheiro

Empresa:

DNV GL

Jose Vera é formado em engenharia química pela Universidade de Zulia, na Venezuela, e doutor em química pela Rice University, Texas. O Dr. Vera é atualmente engenheiro principal Sênior do Centro de Tecnologia de Materiais e Corrosão da DNV GL, com sede no escritório de Houston, e ocupa o cargo de Gerente Sênior do programa, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia e programas para atender às necessidades de corrosão na indústria de petróleo e gás. Ele tem mais de 30 anos de experiência em controle de corrosão, seleção de materiais e eletroquímica aplicada, principalmente relacionada à indústria de petróleo e gás. É autor ou coautor de mais de 90 publicações técnicas e recebeu cinco patentes nos EUA e na Europa. Ele é o ganhador do Prêmio Fellow de 2009 por suas contribuições de longa data nas áreas de corrosão e sua prevenção.

Carlos Chaves

Carlos Chaves

Engenheiro

Empresa:

Embraer

Carlos Chaves é natural de São Paulo, capital. Ele se graduou em engenharia naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1990. Obteve o título de mestre em engenharia pela USP em 1994 e o título de PhD pela Universidade de Tóquio em 1998. Ele ingressou na Embraer em 1999. Desde então, vem trabalhando com estruturas em vários programas (Embraer 190, Phenom 100 e Legacy 500). Atualmente ele trabalha no Escritório do Engenheiro Chefe da Embraer, atuando em todos os programas como um especialista em estruturas, com foco principal em fadiga e tolerância ao dano. Ele foi professor conferencista nas disciplinas de fadiga e mecânica da fratura no Instituto Tecnológico de de Aeronáutica entre os anos 2000 e 2011. Também é um representante credenciado da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em atividades de certificação de aeronaves desde 2011. Ele é membro da ABCM (Comitê de Fadiga, Fratura e Integridade Estrutural) e é o delegado brasileiro no Comitê Internacional de Fadiga Aeronáutica (ICAF).

Zehbour Panossian

Zehbour Panossian

Diretora/Vice-Presidente

Empresa:

IPT/ABRACO

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1975) e Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente, pesquisadora do Laboratório de Corrosão e Proteção (desde 1976) e Diretora de Inovação e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Corrosão - ABRACO e professora visitante da Universidade de São Paulo (1985). Vice-Presidente do Comitê NACE-STG 35, representante do Brasil no Conselho Internacional de Corrosão e membro do Conselho da Associação Brasileira de Normalização - ABNT. Possui experiência na área de química, com ênfase em eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: proteção contra corrosão e corrosão, galvanoplastia e tratamento de superfícies. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assessora na corrosão e proteção, especialmente na otimização de processos de produção no campo do tratamento de superfícies e presta serviços tecnológicos ao setor produtivo.

Carlos Alberto Palacios

Carlos Alberto Palacios

Vice-Presidente

Empresa:

NACE Wet Gas

É bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Tulsa e pós-doutor na área de erosão/corrosão. Fellow da NACE em 2019 e especialista em tratamento químico e corrosão interna certificado pela NACE. Autor do livro: Corrosion and Asset Integrity Management for Upstream Installations in the Oil/Gas Industry: The Journey of a Corrosion/Integrity Engineer - Real Life Experiences (Gerenciamento de Corrosão e Integridade de Ativos para Instalações Upstream na Indústria de Petróleo e Gás: A Jornada de um Engenheiro de Corrosão/Integridade - Experiências da Vida Real) e mais de 40 publicações técnicas sobre corrosão interna em conferências internacionais e periódicos de referência. Seus 37 anos de experiência internacional na indústria de petróleo e gás resultaram em sua especialização em corrosão interna, erosão, tratamento químico, seleção de materiais, tratamento de água, tratamento de óleo e monitoramento de corrosão. Membro do Comitê de Publicações da NACE. Participa ativamente de comitês técnicos da NACE; atualmente é vice-presidente do NACE Wet Gas e presidente do NACE Multiphase ICDA. Membro da NACE há 33 anos e recebedor do Prêmio “Distinguished Service” da NACE em 2013.

Afonso José Agra

Afonso José Agra

Engenheiro

Empresa:

SERGAS

Bacharel em Engenharia Mecânica Modalidade Mecatrônica, graduado na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE). Pós-graduado em Automação e Controle de Processos Industriais pela Faculdade Pio Décimo. De 2012 até 2014 coordenou a prestação de serviços técnicos especializados de construção, montagem e comissionamento nas disciplinas de elétrica, instrumentação e automação para as obras de construção das instalações de superfície do projeto de ampliação do sistema de injeção de água no campo de produção de petróleo de Riachuelo (Sergipe), pertencente à Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS. Desde 2014 é colaborador da SERGAS, atuando no planejamento, gestão e controle das atividades de operação, manutenção, inspeção, proteção catódica, odorização e cromatografia em gasodutos e em estações pertencentes ao sistema de distribuição de gás natural.

Carmen Migueles

Carmen Migueles

Diretora

Empresa:

Symballein Consultoria

Doutora em Sociologia das Organizações e mestre em antropologia do consumo, ambos pela Universidade de Sophia, em Tóquio. Historiadora. Ex-diretora da Praia K.K. traduções e publicidade, em Tóquio. Ex-assessora para assuntos de ciência e tecnologia na Embaixada do Brasil, também em Tóquio. Professora da Fundação Getúlio Vargas, EBAPE. Lecionou na Universidade Santa Úrsula, IBMEC, ESPM e Fundação Dom Cabral, onde atuou em todos os programas voltados para a alta administração. Professora visitante do departamento de Gestão Internacional da Universidade Otto-von-Guericke, em Magdeburg, Alemanha. Co-Fundadora e conselheira do Instituto Juan Molinos de responsabilidade social e cultural. Ex-secretária de cultura de Duque de Caxias. Diretora da Symballein Consultoria. Atuou em várias empresas como consultora de cultura e gestão de ativos intangíveis e em programas de capacitação de executivos (Bradesco, Petrobrás, Hospital Albert Einstein, Raízen, Vale do Rio Doce, Saint-Gobain, Acelor-Mittal, Wal-Mart, Cemig, Anglo Gold, TAM, Embraer, RNP, dentre outras). Na área pública, SEPLAG-RJ e Ministério Público de Goiás.

Cheolho Kang

Cheolho Kang

Diretor

Empresa:

CM Technologies

George Vidor

George Vidor

Economista

Empresa:

Currículo: Economista por formação, mas sempre se dedicou profissionalmente ao jornalismo, especializando-se em temos econômicos, financeiros e de negócios. Foi editor, colunista, e articulista nos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Valor Econômico, e. além de comentarista no canal de TV por assinatura Globonews. Desde 2018 mantém um canal próprio (Canal George Vidor) no YouTube e um blog profissional.

Osório Gonçalves

Osório Gonçalves

Engenheiro

Empresa:

ROSEN

Graduado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UENF em 1998. Mestre em Engenharia Mecânica Avançada pelo Imperial College London em 2007. Admitido na Petrobras em 2001, atuou por 17 anos na Transpetro na área de inspeção e integridade de dutos e equipamentos estáticos, tendo assumido funções técnicas e gerenciais em órgãos operacionais e corporativos. Ainda na Transpetro, foi responsável pelo desenvolvimento e implantação de estratégias para o gerenciamento de integridade de dutos suscetíveis a SCC incluindo priorização, “direct assessment”, inspeção por pig instrumentado, avaliação de defeitos, critérios e métodos de reparo. Há um ano, atua como Principal Engineer na ROSEN Integrity Services, Crack Management em Newcastle upon Tyne, Reino Unido liderando projetos de gerenciamento de integridade de dutos sujeitos a trincas.

Daniel Ridelener

Daniel Ridelener

CEO

Empresa:

Transportadora de Gas del Norte S.A

Com uma carreira de mais de 35 anos, sendo mais de 25 deles na indústria de petróleo e gás, Daniel Ridelener é atualmente o CEO da Transportadora de Gas del Norte S.A. (TGN), uma das principais empresas de transporte de gás na Argentina. Anteriormente, ele ocupou vários cargos técnicos, comerciais e gerenciais na TGN e na Organização Techint. Ele possui mestrado em Administração pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e é engenheiro industrial formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires. Ele foi palestrante em conferências e seminários relacionados ao desenvolvimento do mercado de gás e energia na Argentina e na América do Sul.

Douglas Alves

Douglas Alves

Consultor

Empresa:

Petrobras

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006), pós-graduado em Engenharia de Processos de Petróleo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2008) e em Avaliação e Gerenciamento de Riscos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (2009). Mestrado em Engenharia Química (com ênfase em Avaliação de Riscos) obtido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013), seguido por outro curso de Pós-Graduação em Engenharia de Dutos com ênfase em Avaliação de Riscos pela Universidade de Newcastle no Reino Unido (2014). Atualmente está cursando doutorado na Universidade Federal Fluminense - UFF (Sistemas de Gestão Sustentáveis - Banco de dados de falhas de dutos). Atua na área de Avaliação de Riscos como funcionário da Petrobras há 12 anos, especificamente com risco ao público externo de ativos de petróleo e gás (incluindo dutos) até 2015 no Departamento de Engenharia. Desde então, Douglas tem trabalhado na Gerência Executiva de Riscos como especialista em riscos operacionais, envolvido principalmente nas áreas de Continuidade de Negócios e Gerenciamento de Riscos em Dutos. Além disso, participa da coordenação da Comunidade de Riscos em Dutos (parceria entre IBP, CCPS, ANP, Petrobras e Transpetro).

Augusto Borella

Augusto Borella

Gerente

Empresa:

Petrobras

Engenheiro Mecânico com Doutorado pela Universidade de São Paulo. Na Petrobras, tornou-se Engenheiro de Petróleo especializado em poços offshore, trabalhando como projetista de Perfuração na Área de Negócios Internacionais e no desenvolvimento da produção do Pólo Pré-sal da Bacia de Santos. Posteriormente, Borella foi Consultor de Perfuração de poços do pólo pré-sal da bacia de Santos (2011-2012), Gerente de P&D para Construção de Poços (2013-2016) e Gerente de Competências Técnicas para Poços e Sondagem (2016-2018). Além disso, foi professor (2009-2010) e coordenador de curso (2011-2012) do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Católica de Santos. Ele ocupa agora o cargo de Gerente Geral de Transformação Digital na Petrobras.

Alexandre Seewald

Alexandre Seewald

Engenheiro

Empresa:

Petrobras

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2004 e Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma instituição em 2006. Engenheiro de integridade, com 13 anos de experiência na área de dutos. Alexandre trabalha com gerenciamento de trincas, inclusive com Stress Corrosion Cracking. Também trabalha com análise de defeitos de corrosão e reparos. Alexandre tem experiência com simulação hidráulica, teste hidrostático, classe de locação e suporte em atividades de campo. Alexandre trabalha na Petrobras Transporte -Transpetro desde 2006 e participou do curso de formação de Engenheiro de Terminais e Dutos. Trabalhou no setor de Operação e Manutenção de Dutos do Rio Grande do Sul e atualmente atua no setor de Integridade de Dutos na sede da empresa.

Patrice Brès

Patrice Brès

CEO

Empresa:

Trapil

Patrice Brès joined Total in 1982 where he has since then held various positions in Refining, Trading, Marketing and Gas & Power. From 1992 he is successively named Vice President, Planning & Economics at Total Petroleum Inc. (Denver), CEO of Total Benelux, Vice President, Renewables for TotalFinaElf, Vice President, Middle East / Africa in the Gas & Power Division, President of Total Additives & Special Fuels, Managing Director of Total Belgium, President/CEO of Total Marketing France. He was chairman of the Belgian Petroleum Federation (2008-2012) and a director of Union Française des Industries Pétrolières (2013-2015). Since 2016, he is President/CEO of Trapil, the main pipeline operator in France. Patrice Brès is a graduate from Ecole polytechnique, holds an MSc in chemical engineering from the French Petroleum Institute, attended Harvard’s AMP program and is a certified director from IFA-SciencesPo.

Marcelino Guedes

Marcelino Guedes

Gerente Executivo

Empresa:

Petrobras

Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), obteve seu mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ) e seu MBA em Gestão Estratégica do Conhecimento pela PUC Paraná. Ingressou na PETROBRAS em 1987 e trabalhou em diversas unidades da Companhia, incluindo o Terminal Marítimo de São Paulo e Terminais e Oleodutos no Rio de Janeiro. Ele também trabalhou no Centro de Pesquisas da PETROBRAS - CENPES, onde começou na área de engenharia submarina e depois se tornou responsável pelo programa de tecnologia de dutos (PRODUT). Foi Diretor de Terminais e Dutos da PETROBRAS TRANSPORTE - TRANSPETRO, onde ocupou anteriormente os cargos de gerente de tecnologia e gerente geral - desenvolvimento de negócios e parcerias. De 2008 a 2013, foi diretor-presidente da Refinaria Abreu e Lima. Atualmente, é Gerente Executivo, responsável pelo desenvolvimento e aplicação de soluções no combate de pontos ilegais em oleodutos na PETROBRAS. Também é membro da Comissão de Oleodutos do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ex-presidente da Divisão de Sistemas de Oleodutos da Sociedade Americana de Engenharia Mecânica (ASME), membro eleito da ASME, ex-presidente da ABENDI - Sociedade Brasileira de Inspeção e Teste Não-Destrutivo, Membro do Conselho Consultivo da Indústria - IAB / ASME e atual Presidente do Centro de Tecnologia em Dutos - Brasil (CTDUT).

Pedro Leal Noce

Pedro Leal Noce

Gerente

Empresa:

Raízen

Executivo com ampla experiência em inovação e negócios digitais. Hoje atuo como Gerente de Digital e do Pulse o Hub de Inovação da Raízen.

Wong Loon

Wong Loon

CEO e COO

Empresa:

NTS

Wong Loon é Diretor de operações na NTS desde 2017. Wong ingressou na Petrobras em 1976 como engenheiro de oleodutos e, posteriormente, foi nomeado supervisor, gerente regional e gerente geral de operações do Departamento de Transporte. Em 2000, Wong foi nomeado Diretor de dutos e terminais da Petrobras Transporte SA - Transpetro, empresa recem criada, com foco em competitividade e rentabilidade. Wong liderou Oleoducto de Crudos Pesados OCP Equador como CEO de 2007 a 2010, responsável por um novo planejamento estratégico e um programa de redução de custos. Em 2011, ingressou na Logum, empresa responsável pela construção e operação do primeiro duto de etanol do Brasil, como COO. Wong é bacharel em Engenharia Mecânica, tem especialização em engenharia de dutos e terminais, MBA pela Fundação getúlio Vargas, e pela Columbia University.

Renata Santana

Renata Santana

Analista

Empresa:

Bahiagás

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela mesma Universidade (2005), Engenheira de Segurança do Trabalho (2011). Há 11 anos atua na Companhia de Gás Natural do Estado da Bahia – Bahiagás, atualmente é Analista de Processos Tecnológicos da Companhia de Gás Natural da Bahia - Bahiagás, na Gerência de Operação e Manutenção, atuando na área de Integridade de Ativos. Renata trabalha com Programa de Prevenção de Danos, Inspeção e Integridade de Equipamentos e Faixas e participa da Implantação de Gestão de Ativos da Companhia.

Patrick Smyth

Patrick Smyth

Vice-Presidente

Empresa:

Canadian Energy Pipeline Association

Como vice-presidente da CEPA, Patrick lidera uma equipe que trabalha pela melhoria do desempenho e da reputação do segmento de dutos do Canadá. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de liderança executiva no Conselho Nacional de Energia do Canadá e na província de British Columbia, trabalhando com o Ministério de Minas e Energia e com a Comissão de Petróleo e Gás. É um profissional certificado em inspeção de soldagem, ensaios não destrutivos e inspeção de revestimentos. Ele possui um Diploma de Tecnologia do British Columbia Institute of Technology, um BComm e MBA da Royal Roads University, e um Certificado em Saúde e Segurança Ocupacional da University of New Brunswick. Ele possui uma designação de profissional de segurança canadense e está profundamente interessado em promover a cultura de segurança.

Ana Lilia Pérez

Ana Lilia Pérez

Jornalista e Escritora

Empresa:

Vitor Hugo Pena

Vitor Hugo Pena

Gestor de Integridade de Dutos

Empresa:

Naturgy Brasil

Graduado em engenharia mecânica e atual membro do Comitê de Integridade de Ativos ABEGÁS, possui formação em Black Belts e Gerenciamento de Projetos pela FGV. Ingressou na Naturgy Brasil em 1998, foi responsável pela conversão das redes de Gás Manufaturado para Gás Natural na Cidade do Rio de Janeiro, atuou na Manutenção de Equipamentos Auxiliares, foi Chefe do Serviço de Manutenção de Redes, respondendo pela Manutenção Preventiva de Válvulas (Reguladoras de pressão e ON/OFF), Detecção Sistemática de Rede, Programa de Prevenção de Danos e o Serviço de Trepanação e Bloqueio em Tubulações energizadas. Em 2018 assumiu a Gestão da Planificação da Manutenção e Integridade de Dutos onde responde pela programação anual da manutenção preventiva e preditiva dos ativos físicos de distribuição de gás, integridade de dutos e análise dos resultados obtidos pela operação no âmbito das empresas CEG, CEG-RIO e SPS.

Claudio Makarovsky

Claudio Makarovsky

Head O&G / Presidente

Empresa:

Siemens / ABESPETRO

Head de Vendas do Vertical de Óleo e Gás na Siemens Diretor-Presidente da ABESPetro. Engenheiro Químico pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. MBA em Finanças pela FGV/Babson College. Ocupou Cargos Executivos em empresas como GE , Dresser e Emerson.

Gustavo Robichez

Gustavo Robichez

Coordenador Executivo

Empresa:

ECOA PUC-Rio

Graduado em Engenharia de Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUC-Rio. É Professor da PUC-Rio, além de exercer a função de Coordenador Executivo do ECOA PUC-Rio, do Laboratório de Engenharia de Software (LES), e dos Programas de Inovação Tecnológica da PUC-Rio. É um entusiasta da multidisciplinaridade, com ênfase na aplicação de tecnologia para transformar a sociedade. Exemplos de iniciativas recentes envolvem o Legalite e a promoção de iniciativas de transformação digital no setor de petróleo e gás, no setor de seguros e resseguros, e no setor de mídia e entretenimento.

Heinz Watzka

Heinz Watzka

Senior Advisor

Empresa:

Heinz Watzka estudou engenharia mecânica na Universidade Técnica de Viena, Áustria De 1981 a 1990, trabalhou como engenheiro de projetos e gerente de projetos de oleoduto e água na Nigéria, Turquia, Arábia Saudita, Alemanha e Líbia na Ingenieurgemeinschaft Lässer-Feizlmayr (ILF). De 1991 a 2002, ele atuou como engenheiro de projeto para otimização hidráulica do Transalpine Pipeline System (TAL). De 1994 a 2002, O Sr. Watzka foi gerente técnico da Deutsche Transalpine Oelleitung GmbH, bem como Consultor para os acionistas em pesquisas para a TransAlaska e o Sistema de Oleodutos PARCO (Paquistão). Como vice-presidente sênior responsável pela manutenção da Ruhrgas AG, ele era ativo de 2002 a 2010. Depois disso e até 2013, ele foi diretor administrativo da Open Grid Europe GmbH responsável pelo maior sistema de transmissão de gás da Alemanha. Desde 2014, ele trabalha como Senior Advisor e, posteriormente, como Presidente da ADCO para ptc (Pipeline Technology Conferences) em nome da EITEP, bem como Moderador e palestrante em conferências de energia e outros eventos de energia de alto nível (ROSEN REIF desde 2014).

Marcelo Xavier

Marcelo Xavier

Vice-Presidente

Empresa:

Subsea 7

Marcelo Xavier tem 39 anos e é graduado em engenharia mecânica com mestrado em engenharia submarina pelas universidades Federal Fluminense e Federal do Rio de Janeiro, respectivamente. Ele ingressou na Subsea 7 em 2001 e desde então trabalhou em vários projetos em diferentes locais, incluindo campanhas offshore a bordo de vários navios. Ele também publicou vários artigos técnicos em diferentes conferências internacionais. Em 2017, após três anos trabalhando para a região da África, ele voltou de Paris para o Rio de Janeiro para liderar a Subsea 7 no Brasil como vice-presidente.